Truta Comum (Salmo trutta fario)


Nomes populares


O peixe de água doce chamado Truta Comum é conhecido popularmente como Truta Marisca ou Truta Marrom.


Nome científico


Salmo trutta fario.


Distribuição geográfica


A truta é uma espécie de peixe originária da zona ocidental da América do Norte, foi introduzida na Europa em finais do século XIX. Já no Brasil, foi introduzida em 1940, principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul.


Habitat


A Truta habita rios de águas cristalinas, frias, puras e bem oxigenadas, próprias de regiões montanhosas.


Alimentação


É um peixe carnívoro muito voraz, encontrando-se no topo da cadeia alimentar dos peixes de rio. Alimenta-se na coluna de água, consumindo preferencialmente larvas aquáticas de insectos, crustáceos, moluscos, minhocas e insectos de origem terrestre que caem na água. Por vezes, ingere também material vegetal.


Reprodução


A Truta desova no Outono-Inverno, em busca de zonas de postura em ribeiras de água com correntes fortes e fundos de cascalho ou locais de águas pouco profundas, frias e bem oxigenadas. A fêmea escava o ninho no cascalho com ondulações do corpo e o macho fertiliza os ovos (cerca de 10.000) que a fêmea liberta. Estes se desenvolvem no interior do cascalho e as pequenas trutas emergem cerca de três meses depois.


Características


É um peixe de escamas grandes. Sua carne é muito saborosa. Seu corpo é alongado. Possui cabeça e olhos grandes, boca sem barbilhos terminais, com mandíbulas poderosas armadas de dentes agudos e fortes, maxila superior ultrapassando o nível posterior do olho. Sua coloração varia segundo o habitat e a idade. Normalmente, o dorso é castanho escuro ou cinzento esverdeado, com os flancos mais claros de um amarelo esverdeado e ventre amarelado ou esbranquiçado. Seu corpo encontra-se salpicado, lateralmente, de pintas vermelhas e negras. Pode atingir os 60 cm e pesar até mais de dois kg.

5 visualizações

Tel: (11) 99794-8687          Marcão

Tel: (11) 95393-1906          Dinho

Inscreva-se para receber novidades 

Conheça nossas redes sociais

  • Facebook Tudo de Pesca